Toyota
CT 200h - Test Drive por André Marinho
CT 200h - Test Drive por André Marinho

Híbrido esportivo para acelerar

Um esportivo híbrido, ou um híbrido esportivo? No teste do CT 200h descobrimos a esportividade do carro

Logo de cara o carro agrada pelo design agressivo e que lembra um super esportivo. O Lexus CT 200h tem vocação para acelerar. E mais: também tem vocação para economizar. O Inmetro auferiu e não me deixa mentir. Seu consumo de combustível (gasolina) fica em 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Ou seja, o melhor dos mundo: velocidade com economia no bolso.

Mas vamos começar por dentro da máquina. Ao entrar, o condutor pode memorizar três posições do banco de acordo com sua preferência. Daí pode emprestar para alguém que não vai se chatear depois, basta apertar o botão que ele fica ao gosto do motorista.

 

A visão de quem está no volante é ampla. Não faltam motivos para ter o controle do carro sem medo de ser feliz. Para ligar na ignição, basta apertar o botão e deixar a chave com sensor no bolso. E o silêncio impera na cabine. O motor a combustão só liga se sentir que está precisando de mais potência.

O painel é belíssimo, com tons em azul, herança do irmão Prius, mais famoso e o híbrido mais vendido no mundo - sucesso nos Estados Unidos, Japão e Europa.

Na hora de escolher o modo de condução fico na dúvida. Eco (modo ecológico e mais econômico), Normal ou Esportivo (Sport)? Como não sou bobo nem nada, viro o dispositivo para Sport, claro, para me divertir mais - respeitando os limites de velocidade, é claro.

Cutuquei o acelerador e gostei do resultado. Tem boa arrancada e boa performance. Claro que não se pode exigir desempenho de Porsche, mas seus 136 cv de potência combinada não fazem feio não.

O câmbio é um dos destaques. Como no Prius, tem formato de Joystick, é pequenininho e fácil de usar.

A central multimídia também é controlada no console central, perto do câmbio, e tem fácil manuseio intuitivo.

A Lexus está fazendo importante trabalho para reposicionar a marca no mercado de luxo brasileiro. A intenção é concorrer com as alemães Mercedes, Audi e BMW, as inglesas Jaguar e Land Rover, dentre outras do segmento premium.

Como parte disso, a Lexus do Brasil reposicionou a tabela de preços de seu hatchback híbrido CT 200h. A versão 200t do modelo, antes vendida por R$ 162.185,00, passou a custar R$ 149.900,00. Já a versão Eco, antes comercializada por R$ 141.090,00, custa agora R$129.900,00. Essa foi a versão que testamos em Fortaleza.

O ajuste faz parte dos planos Toyota e Lexus em disseminar a tecnologia híbrida no Brasil, tornando-a mais acessível ao consumidor final.

Com os novos preços, o Lexus CT 200h passa a figurar como o segundo veículo híbrido mais acessível à venda no País, ficando somente atrás do novo Toyota Prius, recém-lançado no mercado brasileiro. Equipado com o sistema Lexus Hybrid Drive, o CT 200h apresenta baixos dados de consumo de combustível, chegando aos 14,2 km/l na estrada e 15,7 km/l na cidade, proporcionando uma experiência de condução única para entornos urbanos.

O modelo é nota A de consumo do INMETRO e compõe a lista dos veículos mais econômicos do País, ficando somente atrás do novo Toyota Prius, recém-lançado no mercado brasileiro. O Lexus CT 200h utiliza dois motores: um a gasolina e outro elétrico, que juntos geram potência combinada de 136 cv. A energia excedente do motor a combustão e o sistema de freios regenerativos acumulam energia a cada frenagem, carregando as baterias sem utilizar recursos de carregamento externo.


Um milhão de híbridos
No início deste ano, a Lexus atingiu a marca de um milhão de veículos híbridos comercializados em todo o mundo, desde abril de 2005, quando a companhia negociou o seu primeiro modelo movido por meio desta tecnologia de propulsão, o RX 400h.

Desde sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes.

Em seu início, a Lexus disponibilizava dois sedans de luxo e seu compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo.

Atualmente, a Lexus vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 10 modelos.

No Brasil tem uma linha de veículos que inclui o hatch desse test drive, sedans e utilitários esportivos.

Os sedans são o ES 350 e o LS 460. O primeiro tem motor 3.5 litros, com 277 cv de potência. Já o segundo tem propulsor de 4.6 litros e 354 cv. E excelência nos materias de acabamento.

Já os SUVs NX 200T e o recém-lançado RX 350 impressionam tanto pelo desempenho como pelo visual moderno e agressivo. Falta agora o público premium redescobrir o luxo japonês ao dirigir.

Ficha técnica

Motor: 1.8 L, a combustão e elétrico

Potência: 136 CV (combinada)

Câmbio: Automático

Consumo: 15,7 km/l (cidade) e 14,2 km/l (estrada)

Sistema de freios: regenerativo e gera energia

Preço: R$ 129.900

Voltar ao topo
EXEC_TRACK_OK